top of page
Buscar
  • Foto do escritorAline Molinari

Conexão emocional em épocas de crise

A forma como o propósito da organização é posto em prática no momento atual de pandemia, permite que as pessoas tenham uma percepção mais ampla sobre o que fazem todos os dias.


Nenhum outro momento é tão importante para uma organização quanto um momento de crise. É neste momento que o propósito da instituição, bem como seus valores, são postos a prova. O valores de uma organização nos dizem sobre as atitudes e comportamentos esperados de todos que a compõe e o propósito é a tal razão de sua existência.


Como dissemos no texto anterior, consideramos a comunicação e o diálogo como partes fundamentais para a garantia da segurança psicológica. Comunicar e praticar o propósito e os valores organizacionais de maneira coesa, principalmente em momentos de crise, também oferecem direcionamentos e segurança para as pessoas, gerando maior engajamento. Assim, elas saberão para onde devem olhar, ir, valorizar e quais são os comportamentos esperados e não aceitáveis.


Conseguir formular um discurso em que seja demonstrado de que maneira o propósito da organização impacta no momento atual de pandemia, como ele agrega e como pode auxiliar, leva a todos para um plano maior de percepção sobre o que fazem todos os dias. Mostrar de que maneira as ações planejadas e postas em prática daqui pra frente estão alinhadas com a razão de existir da empresa, aumenta as chances de criar o senso de pertencimento necessário para encarar o momento de incerteza no trabalho.


Mas não só isso, por vezes não está claro para o colaborador o impacto de suas atividades diárias para o produto final/consumidor, ou seja, não é óbvio para ele de que maneira o que ele faz interfere e possui propósito. Uma vez em que ele enxerga algo maior no que faz, como faz e porque faz, permite com que tenha maior significado para suas atividades e condutas diárias.


Exemplos não se esgotam. Se, por exemplo, somos uma health tech, qual o impacto do que fazemos num momento de pandemia? Como nosso produto impacta na sociedade? De que forma, minhas tarefas como desenvolvedor, impactam diretamente no consumidor final desse produto que estou construindo?


A conexão emocional criada pela sensação de pertencimento gera um vínculo forte entre pessoas e empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey e EY em 2017 no Brasil, as pessoas que veem um sentido maior no que fazem todos os dias tendem a ser 5 vezes mais engajadas no trabalho do que as que não veem.


Mas atenção, de nada adiantará o discurso se, na prática diária, os comportamentos das lideranças não estiverem minimamente coerentes com isso (tema para outro texto).



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page