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  • Foto do escritorAline Molinari

Segurança psicológica x COVID19

Segurança psicológica fica abalada naturalmente e, ainda mais, com a falta de clareza e transparência do diálogo com suas lideranças.

Photo by Annie Spratt on Unsplash
Photo by Markus Winkler on Unsplash

O cenário de incerteza inerente ao surto do corona vírus leva grande parte das pessoas a sentirem com medo, gerando estresse, ansiedade, receio e insegurança. Acontece que o sentimento de segurança psicológica do colaborador fica abalado naturalmente e, ainda mais, com a falta de clareza e transparência do diálogo com suas lideranças e empresa como um todo, uma vez que conversas francas e transparentes fazem parte de um ambiente seguro.


Acontece que o sentimento de segurança psicológica do colaborador fica abalado naturalmente e, ainda mais, com a falta de clareza e transparência do diálogo com suas lideranças e empresa como um todo, uma vez que conversas francas e transparentes fazem parte de um ambiente seguro.


Em alguns projetos, já vivenciamos situações em que as informações não eram passadas para frente por receio em desmotivar ou diminuir o desempenho do colaborador, que ele “largasse a toalha”, ou ainda, por acreditarem que eles devem somente executar e não precisam de detalhes sobre. Tais posturas, na maioria das vezes, só geram resultados indesejados.


A maioria das lideranças se concentra em planejar cenários e ações alternativas para garantir que o negócio continue sobrevivendo, mas isso não garante que seja bem sucedido, uma vez que as pessoas que fazem isso se tornar efetivo precisam estar fortalecidas. 


Assim como o cortisol em excesso (hormônio do estresse), pode gerar sobrecargas ao cérebro, a falta de segurança psicológica, especialmente em momentos de crise, pode prejudicar a saúde mental do seu colaborador e, consequentemente, seu desempenho.

Para evitar minimizar esses efeitos, principalmente em cenário de pandemia, duas ações que podem garantir a segurança psicológica são: a comunicação e o diálogo:

  • Fornecer informações e possíveis perspectivas sobre o cenário atual e futuro.

  • Passar imagem realista, com cenários de impactados positivos e negativos para empresa e colaboradores.

  • Compartilhar as ações a serem implementadas e seus motivos.

  • Abrir espaço para que as pessoas compartilhem suas opiniões e receios.

Você pode não ter certeza absoluta do que acontecerá, mas com essas ações está garantindo que eles fiquem mais seguros dentro de um cenário de instabilidade, pois sentem confiança em suas lideranças por saberem que estarão sempre munidos de informações realista, sem serem pegos desprevenidos ou serem surpreendidos.


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